Referência Produtos de Madeira

Cola para marcenaria: 5 produtos que você precisa conhecer

As colas para madeiras são produtos essenciais em qualquer marcenaria. Conheça os 5 produtos mais usados

Um dos materiais mais importantes dentro da marcenaria é a cola. Afinal, sem ela, é impossível juntar as peças daquilo que se tornará um móvel, um utensílio doméstico, um artesanato. Contudo, o assunto “cola para marcenaria” é muito extenso.

Existem vários tipos desse produto, assim como muitos fabricantes. Por isso, decidimos explicar as diferenças entre as composições das colas, recomendações de uso e dicas para que você não cometa erros, ok?

Para facilitar a compreensão, ilustraremos alguns tipos de cola para marcenaria usando os produtos da Tekbond, marca conhecida dos marceneiros, uma vez que atua nesse mercado há mais de 20 anos.

1. Cola de Poliuretano

Essa cola também é conhecida como “cola PUR” ou “cola PU”. Ela é feita de um composto plástico chamado “poliuretano”. Durante a sua secagem, a cola PU se expande, formando uma espécie de esponja.

Por isso, é muito usada quando há a necessidade de preencher espaços durante a colagem. Esse mesmo material é usado na construção civil, em espumas para assentamento de portas e janelas.

A Tekbond comercializa esse produto e explica como ele pode ser usado:

“É ideal para fabricação de mobília, colagem de todos os tipos de madeiras de lei (carvalho, teca e madeiras tropicais), fabricação de portas e janelas de madeiras, pode ser utilizado na construção e reparo de barcos, painéis acústicos, escadas, coberturas de paredes, fabricação e instalação de cozinha, entre outros.”

Para a aplicação, recomenda-se o uso de uma espátula para espalhar o produto em uma fina camada sobre toda a superfície que deverá ser colada.

2. Cola de Policloropreno

Trata-se de outro composto plástico. Essa cola é amplamente usada por quem precisa colar diferentes materiais, como couro em madeira, tipos diferentes de madeira, borracha, metais etc. Oferece uma excelente resistência à água.

Para ter bons resultados, é importante que as superfícies que serão coladas estejam completamente limpas, sem poeira, umidade ou gordura. Caso o material seja muito poroso, lixe-o antes.

O tempo total de cura dessa cola é de sete dias. A resistência não deve ser testada antes de 48 horas.

3. Cola de Etilenovinilacetato (EVA)

Assim como os outros tipos de cola para marcenaria citados, a cola de EVA também é comercializada pela Tekbond. “Indicado para colagem de bordos de PVC de baixa espessura, bordos retos de papel, lâminas de madeira e papel, laminados melamínicos e madeira, ABS, PVC, PS e PET sobre aglomerado, MDF, madeira e compensado”, informa a fabricante.

O marceneiro precisa ficar atento à porosidade do material que está usando. Quanto mais poroso, mais cola será necessária. Outro ponto é a umidade ambiental. Em dias de chuva, por exemplo, pode ser necessário alterar o preparo da cola.

4. Cola Madeira

Talvez, essa seja a cola para marcenaria e carpintaria mais famosa que existe. Ela é mais usada para pequenas colagens, de peças e objetos que irão compor o móvel, como encaixes — contudo, nada impede que seja utilizada em superfícies maiores.

Esse produto adere muito bem em materiais porosos, como papelão, concreto, tecidos, couros etc.

A aplicação é muito simples, recomendando-se, apenas, a limpeza das superfícies. A cura total varia de 24 a 48 horas, dependendo apenas do clima.

5. Cola instantânea

Trata-se daquele tubinho de cola comum, que a maioria das pessoas tem em casa e o usa para colar os mais diversos materiais. A cola instantânea pode ser usada na marcenaria, mas com cuidado. Devido à sua colagem rápida, ela pode danificar as peças, exigindo remoção posterior — o que nem sempre é possível. 

Então, recorra a ela apenas quando for necessário, quando precisar de uma colagem rápida para algum tipo de manutenção, por exemplo.

Agora que você entendeu melhor as diferenças entre os principais tipos de cola para marcenaria, dedique um tempo pesquisando as marcas para escolher os melhores produtos para a sua empresa.

Lembre-se de sempre ler atentamente as recomendações dos fabricantes. Elas garantem a eficácia do produto e podem lhe ajudar a ter resultados surpreendentes durante a fabricação dos seus móveis.

Fonte: Formóbile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *