A dobradinha de sucesso entre o varejo de móveis e a Copa do Mundo vem se destacando nas projeções realizadas pelos institutos de pesquisas.
Varejo de móveis e Copa do Mundo não parecem ter qualquer relação direta um com o outro à primeira vista, mas uma coisa é certa: ambos movimentam o cenário nacional quando combinados.
A competição mundial teve o seu pontapé inicial em 20 de novembro, mas o setor moveleiro já sentiu diferença antes mesmo do seu início. De acordo com a projeção feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o evento deve movimentar R$ 1,48 bilhão no varejo nacional, com especial destaque para as vendas de móveis e eletrodomésticos, registrando R$ 544,5 milhões, a maior entre todas as categorias.
O foco dos compradores que gostam da Copa (49% entrevistados pela Opinion Box, em pesquisa inédita, acredita que vai ser o melhor momento do ano) e que vão acompanhá-la em grande parte em casa, está em apostar no investimento da estrutura para trazer qualidade à experiência da transmissão, por isso, os móveis favoritos na lista de compras são:
Sofás com mais de dois lugares;
Mesas maiores para áreas de confraternização (varandas, churrasqueiras, espaços gourmets) e menores para cômodos de convivência, como a sala;
Cadeiras;
Racks para TV;
Painéis planejados, normalmente ripados.
Esses indicativos mostram como o consumidor se comporta diante de acontecimentos festivos e que tendem a envolver uma frequência maior de socialização com amigos e familiares.
Ainda de acordo com o estudo, há uma preferência maior por itens decorativos, já que 61% afirmou que gostam quando as marcas e empresas criam produtos temáticos.
Outras aquisições em alta no varejo neste momento
TVs, notebooks, tablets, smartphones e videogames;
Geladeiras e caixas de som;
Freezers, chopeiras e barzinhos (este também se enquadra na categoria móveis).
Além disso, o fato de o mundial estar iniciando atipicamente na semana do Black Friday, faz com que os consumidores tenham a motivação de compra acentuada, assim como traz força para as ações realizadas pelas marcas varejistas.
Fonte: eMóbile