Principais máquinas têxteis na indústria moveleira

Máquinas de costura industriais desempenham um importante papel em diversos segmentos, entre os quais o moveleiro.

Várias etapas do processo de fabricação de móveis, principalmente, estofados, almofadas, cadeiras, puffs e colchões, exigem o uso de uma máquina especialmente desenvolvida para o devido fim.

Máquinas têxteis e suas aplicações

A ForMóbile, Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira, reúne as principais máquinas têxteis da indústria moveleira.

Listamos os exemplos em destaque a seguir, juntamente com suas principais características.

Lembrando que a escolha certa das respectivas máquinas depende das necessidades da produção e dos produtos a serem fabricados pela indústria.

Além disso, segundo o Senai, é fundamental poder contar com profissionais qualificados em costura de revestimento de estofados, de modo que estejam preparados para realizar as atividades de costura.

Ou seja, máquinas e profissionais devem ser muito bem selecionados.

“Além de estar apto para desenvolver espumação de estrutura, o profissional deve se qualificar em tapeçaria e controle de qualidade, de modo a atender às normas de segurança necessárias para a execução das atividades”, apresenta a entidade.

Confira com atenção e aproveite para seguir nosso conteúdo, sempre com as principais tendências do setor de móveis, marcenaria, arquitetura e design de interiores!

Tipos de máquinas têxteis para a indústria moveleira

1. Costura reta industrial

Essa é uma máquina entre as mais básicas do setor e é muito comum entre diversas atividades de costura. Ela é utilizada pela indústria de móveis para costurar peças de tecido juntas e de maneira reta.

2. Overlock

Conhecida até mesmo por quem não é do meio industrial e, muito menos, do setor moveleiro. Sua participação na fabricação de móveis estofados e em tecidos especiais consiste, principalmente, no processo de acabamento das bordas dos tecidos para evitar possíveis desfiamentos.

3. Ponto fixo

Por sua vez, as máquinas de costura  com ponto fixo são utilizadas para costuras decorativas ou funcionais em estofados, por exemplo.

4. Ponto corrente

Já as máquinas de costura industriais com ponto corrente são especialmente indicadas para costurar tecidos mais grossos. Por isso, são tão procuradas pelas fabricantes de sofás e peças em couro. Elas apresentam capacidade para um trabalho mais efetivo e com durabilidade.

5. Braço livre

Existem também as máquinas de costura do tipo braço livre, muito usadas para costurar áreas de difícil acesso. Cantos ou áreas estreitas em móveis estofados, por exemplo, pedem o uso desse tipo de equipamento.

6. Máquinas automáticas programáveis

Dentre as máquinas de costura têxteis para a indústria moveleira listadas aqui, essas são as mais inovadoras. Elas possuem tecnologia altamente avançada e apresentam uma grande variedade de pontos e padrões de costura. E o trabalho é feito de maneira totalmente automatizada – o principal diferencial desses equipamentos.

Eficiência e precisão são as principais vantagens que as máquinas automáticas programáveis oferecem às linhas de produção moveleiras.

7. Máquinas para colchões

As máquinas de costura especialmente indicadas para colchões também têm relação com o segmento. Muitas vezes, elas são utilizadas até na fabricação de alguns móveis estofados. Com relação ao colchão, a viabilidade está na costura de componentes como capa externa e acolchoado.

Encontre máquinas para sua indústria: visite a ForMóbile!

A 10ª ForMóbile – Feira Internacional da Indústria de Móveis e Madeira –  traz os principais fabricantes de máquinas têxteis do Brasil e acontece de 02 a 05 de julho, em São Paulo.

Fonte: ForMóbile. https://digital.formobile.com.br/gestao/principais-maquinas-texteis-na-industria-moveleira?_gl=1*1g4hagg*_ga*MTk1ODk5NjczNC4xNzA5NzQzNTkw*_ga_7CCGSZFK9Q*MTcwOTc0MzU5Ni4xLjAuMTcwOTc0MzU5Ni4wLjAuMA..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *