PDCIMOB apresenta projeto de fomento à competitividade de marceneiros

PDCIMOB mostrou subsídios a empreendedores gaúchos durante encontro virtual temático e reafirma importância estratégica do design como diferencial

O Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMOB) reúne uma série de subsídios e benefícios para fomentar os micros e pequenos negócios do setor.

Sensibilizar os empreendedores é o objetivo da sequência de encontros temáticos de apresentação que as entidades realizadoras, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional) vem promovendo em diversos estados.

Na noite de 04 de outubro, foi a vez dos empresários gaúchos conhecerem o projeto, em reunião virtual realizada para mais de 30 participantes, com o apoio do Sebrae RS. Eles assistiram ao detalhamento do projeto (veja mais abaixo) e, ainda, foram presenteados com a oportunidade de assistir à explanação do sócio da Choque Arquitetura e Design, Dimitri Locicks, mostrando como o design é um elemento fundamental na busca por competitividade.

“O design singulariza o seu negócio e pode agregar valor à produção”, disse. Para ele, o design está associado à inovação e ganha ainda mais relevância quando aplicado não apenas aos produtos. “A fotografia, a logo, o site, as lojas, tudo isso é design de certa forma e singulariza. Não vai ser uma cadeira que vai singularizar sua marca, mas o sistema, que precisa interagir com a área comercial, com o marketing, com a publicidade, com as campanhas”, ensinou.

De acordo com o Locicks, o designer precisa levar para dentro das indústrias as necessidades do consumidor, assim como seus desejos. Porém, o design não resolve tudo. “É uma ferramenta colaborativa, pois sozinho ele tem suas limitações. É preciso trabalhar com briefing, informações de mercado e tendências, ser testado e desenvolvido, integrando a produção e o comercial, de forma que o produto tenha boa performance de venda”.

Sem dúvida, o design traz exclusividade ao produto. “Para se diferenciar no mercado, é preciso investir em exclusividade, em design próprio, que represente valores, o que você acredita e para onde você quer ir”, disse o premiado designer, condecorado com o iF Gold Award, do mais importante prêmio do design mundial, o iF Design Award, pela adega Cacho, produzida pela Móveis James.

Fonte: Thiago Rodrigo – Emóbile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *