Atualização visa adequação dos requisitos a realidade de produto
A Comissão de Estudos de Portas de Madeira, a CE-012, do Comitê Brasileiro de Madeira da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o CB-031, que tem a gestão da Abimci (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente), tem realizado nos últimos, um trabalho intenso para concluir a publicação das 4 partes da norma de portas de madeira para edificações (ABNT NBR 15930). A publicação da quarta parte ocorreu em julho de 2022 e contempla os requisitos de instalação e manutenção, referência técnica fundamental para que a porta cumpra seu desempenho e vida útil de projeto.
Segundo o coordenador da CE-012, Neiton José Caetano, a Comissão de Estudos já tinha em seu planejamento, a realização das revisões das três primeiras partes assim que publicada a parte quatro da norma. “Elas visam a adequação e atualização de requisitos em conformidade com a evolução técnica ocorrida desde a publicação em 2011 e revisão em 2018. No momento, já existem diversas propostas de atualização de requisitos e conteúdo, mas o propósito da CE-012 é manter a estrutura da norma”.
Segundo a gerente técnica da Abimci e chefe de secretaria do CB-031, Dayane Potulski, a necessidade de harmonização das quatro partes da norma motiva a realização das revisões. “A primeira parte da norma necessita de compatibilização em relação as terminologias e inclusão de novas nomenclaturas inseridas nas outras partes, já a segunda, a revisão de questões dimensionais e de tolerância. A terceira parte, apesar de ter sido publicada em 2021, também será revisada para ficar em consonância com as partes 1 e 2”.
Os trabalhos de revisão das três partes foram iniciados em julho deste ano e a previsão é que a conclusão ocorra no segundo semestre de 2023.
Fonte: Revista Portas de Madeira