Referência Produtos de Madeira

Made in Brazil

Exposição de móveis brasileiros é destaque em Nova York

Expondo o melhor dos produtos brasileiros com alto design, qualidade, sustentabilidade e inovação, tendo como objetivo aproximar empresários brasileiros nos setores da Casa & Construção, incluindo o mobiliário, de potenciais compradores na América do Norte e na América Central, a mostra CASA BRASIL Nova York 2022 abrir suas portas em maio, nos EUA.

Para o evento, com duração de 14 dias, form inscritas 63 empresas brasileiras exportadoras intermediárias, experientes ou internacionalizadas, rodas com produtos habilitados para exportação para estes mercados-alvos, com especial atenção aos EUA, e que tenham uma estratégia de longo prazo para expansão de suas atividades no comércio exterior.

São empresas de móveis, iluminação, revestimentos cerâmicos, rochas ornamentais, plástico, arte contemporânea, artesanato, design e artigos de decoração. Ao todo, foram 144 produtos e expostos em formato de mostra, sob curadoria de Natasha Schlobach.

Tendo como tema o conceito: Brasil in Natura, terra adentro; o espaço congregou o que há de mais criativo, sustentável, original e único na indústria e no design brasileiro voltado ao lar. A exposição apresentou peças que uniram o melhor do industrial e do feito à mão, conectando princípios e materiais naturais, técnicas artesanais e alta tecnologia produtiva que culminaram na concepção de peças funcionais, ambientalmente adequadas, esteticamente atrativas e que contaram das mais variadas formas.

Com a cara do Brasil

Atuando para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizadora da ação, apoia em torno de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira, que exportam para cerca de 230 mercados. No setor de Casa & Construção, destaca-se o Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido em conjunto com a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), que foi firmado pela primeira vez em 2007.

O projeto visa incrementar a competitividade da indústria brasileira de móveis no mercado internacional, por meio de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização, respondendo atualmente por 43% do total exportado pelo setor moveleiro no Brasil. Na etapa atual, conta com a participação de cerca de 160 empresas com ações que se baseiam no tripé design, sustentabilidade e competitividade.

Acumulando bons resultados, o Brazilian Furniture é hoje considerado referência entre o conjunto de Projetos Setoriais da ApexBrasil. Na CASA BRASIL Nova York 2022, o projeto foi representado por 16 fabricantes de móveis e 21 designers / estúdios de design brasileiros. O espaço também sediou rodadas de negócios entre 23 empresas brasileiras e dezenas de compradores internacionais dos mercados-alvos da ação, por meio de Missão Comercial.

Programação do evento

A CASA BRASIL Nova York 2022 contou com uma estrutura robusta e diversificada, tanto para receber visitantes quanto para a realização de diferentes atividades, incluindo as rodadas de negócios, ações de relacionamento com a imprensa, palestras e seminários técnicos, bem como, a promoção da arte e da gastronomia brasileira.

No coquetel oficial de abertura do espaço contou com a presença das equipes da ApexBrasil e da ABIMÓVEL, compradores internacionais, representantes das demais entidades, indústrias e designers brasileiros, além de autoridades diplomáticas, tais como: a Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, Cônsul-Geral do Brasil, em Nova York;Lucas Fiuza, Diretor de Negócios da ApexBrasil; e Leonardo Enge, Cônsul-Geral Adjunto, Chefe do Setor de Promoção Comercial.

A CASA BRASIL Nova York 2022 é realizada pela ApexBrasil, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, o Consulado do Brasil em Nova York e importantes entidades setoriais ligadas à casa, à decoração e à construção:ABIMÓVEL, ABILUX (Associação Brasileira da Indústria de Iluminação), ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres); e CENTROROCHAS (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais).

Reportagem da REFERÊNCIA PRODUTOS DE MADEIRA, edição 64.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *