Referência Produtos de Madeira

Exportações de móveis e colchões brasileiros crescem acima da média global nos últimos cinco anos

A evolução das exportações das empresas associadas ao Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL e da ApexBrasil, chegou a 25,1% ao ano na série histórica 2017 – 2021. Maior que a média nacional, 18% a.a., e muito superior à média global do setor no mesmo período: 9,8% a.a.

A indústria e o design brasileiro do mobiliário estão presentes nos maiores e mais importantes mercados mundiais, com um salto de 148 em 2016 para 167 países de destino dos móveis e colchões exportados pelo Brasil em 2021.

Decorrência, entre outros fatores, da expansão econômica, industrial e comercial brasileira, e especialmente do trabalho desenvolvido pelo setor moveleiro nacional, incluindo todos os seus players (entre fornecedores, fabricantes, lojistas, designers, bem como associações, sindicatos e outras entidades representativas), que vêm atuando numa série de ações com vista ao desenvolvimento industrial, a modernização produtiva, a adequação ambiental e social, a valorização de nossas matérias-primas e características culturais, a integração do design à indústria e, claro, a internacionalização das marcas e o incremento das exportações.

Um exemplo é o Projeto Setorial Brazilian Furniture, organizado pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que atua na expansão internacional do móvel brasileiro por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Questões que repercutem nas conquistas expressivas da indústria brasileira no mercado internacional em 2021, quando foram exportados US$ 937,9 milhões em móveis prontos e colchões. Valor significativamente superior ao obtido em 2017 (início da série histórica de cinco anos), ano em que foram exportados pouco mais de US$ 553,2 milhões.

Fonte: Abimóvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *