Tecnologias em equipamentos conseguem desenvolver diferentes peças agregando design no projeto de mobiliário
Daniel Libeskind, um dos principais arquitetos do mundo, destaca que a tecnologia pode beneficiar a criatividade, tornando-se um elemento essencial para criar sem limites e fabricar qualquer objeto sonhado pela mente fértil de um designer, e o mais importante, em grande escala. Em uma sociedade em que o tempo é cada vez mais precioso, a tecnologia traz inúmeros benefícios e sua união com design pode automatizar ambientes e torná-los mais eficientes.
Entre as vantagens de unir design e tecnologia, está a capacidade de produzir sem ser limitado. Graças às inovações tecnológicas, criar objetos de design, movidos pelo desejo de brincar e experimentar novos conceitos, é possível. Em uma conversa envolvente entre criatividade, inovação e tecnologia, são mais facetas e espaços que se abrem.
A tecnologia e design estão mais ligados do que nunca na era do digital e da experiência do usuário. Um bom design é aquilo que traz uma solução eficiente a determinado contexto ou problema. É o uso da criatividade, boa pesquisa e planejamento para melhores resultados.
Para a World Design Organization (WDO), o design é um processo estratégico que melhora a qualidade de vida das pessoas por meio de produtos, sistemas e experiências inovadoras. Segundo o diretor comercial da Biesse nas Américas, Federico Broccoli, o design é um vetor de crescimento na medida em que responde de forma eficaz a demandas em várias áreas, pode resolver equações complexa. “Por isso, consideramos o design base do nosso trabalho”, frisa.
Com a grande importância do design no mercado, a Biesse busca investir em design, com tecnologia. “A replicabilidade de uma obra de design em um mundo que prima pela personalização, é de extrema importância para Biesse, cujas tecnologias e produtos são projetados para estar a serviço de quem trabalha com vidro e madeira em todo o mundo. Nosso papel é simplificar as tarefas do operador e tornar as máquinas acessíveis e flexíveis para essa produção personalizada. Então, esses dois universos que em um primeiro instante parecem tão distantes, se convergem. E temos investido muito nele”, diz Broccoli.
Um exemplo que ele cita é o apoio aos clientes com códigos inovadores que investem em tecnologia, mas acima de tudo, um modo de inventar e produzir. “Isso é feito com a força de um design inteligente, bonito e funcional, mas mantendo a simplicidade e praticidade numa parceria bastante comprometida com os resultados não somente estéticos, mas de negócio. Seguramente as tecnologias e soluções Biesse conseguem conjugar de maneira eficaz os padrões da produção industrial moderna com os valores da manualidade”, pontua.
Fonte: eMóbile