O setor industrial madeireiro terminou 2021 com saldo positivo nos índices das exportações, mesmo com o ano tendo sido marcado pela pandemia, por imprevisibilidades econômicas mundiais, aumento de custos de produção, e o preocupante caos logístico.
Os resultados positivos foram alcançados porque a produção florestal e industrial de processamento de madeira não foi interrompida, o que permitiu o bom desempenho dos vários segmentos de madeira processada. Além disto, os empresários tiveram grande esforço e capacidade de negociação com os mercados compradores.
Internacionalmente, os resultados alcançados pelo setor seguiram a tendência positiva de crescimento da demanda mundial por madeira em geral, evidenciada desde o início da pandemia, com o produto brasileiro atendendo os principais mercados, em especial, o norte-americano, o europeu e o asiático. No mercado interno, a indústria madeireira conseguiu atender os principais segmentos consumidores como o da construção civil, de embalagens e de móveis. O setor madeireiro também se manteve forte na geração de empregos e foi na contramão dos índices oficiais de desemprego no Brasil.
Fonte: Revista Produtos