Referência Produtos de Madeira

Cor e resistência

Madeira garapeira é a escolha perfeita para promover base resistente e cor harmoniosa para poltrona luxuosa.

O design é um provedor de grandes transformações, ele abraça a estética e a aparência aliada a mudanças e funcionalidades dos objetos. Ana Penso, designer de produtos e Cleber Stanczyk, designer de interiores, os dois apaixonados pelo que fazem, se uniram e decidiram juntar o design com o artesanato. Criaram uma peça de alto valor, um móvel que carrega alma e inúmeros significados. O projeto foi realizado com mão de obra local de empresários de pequeno porte. Os designers quiseram favorecer a economia local e a valorizar a cultura Brasileira “Todas as peças são produzidas de forma artesanal, em pequenas produções e cheias de afeto e significado” diz a designer Ana Penso com muito orgulho.

De início a dupla queria construir um móvel que remetesse a um trono, resgatando características do império, para inspirar uma atmosfera de realeza, mas o projeto foi crescendo e se transformando até chegar na configuração atual, uma poltrona magnífica com tonalidades amadeiradas que transmite elegância e luxo. O móvel ganhou o nome de “Nós” para simbolizar a união das personalidades e especialidades dos dois designers num único projeto.

A poltrona tem complexidade e foi construída por profissionais especializados em cada detalhe. Para a base da poltrona escolheu-se a madeira garapeira. “Foi a forma mais eficiente de resolver uma necessidade”, diz Ana. Como o móvel possui uma estrutura complexa em aço, deixando quatro montantes nas extremidades, precisou de algo menos complexo de se trabalhar, ao mesmo tempo um material que sanasse a necessidade de resistência mecânica e sustentação para a poltrona. A garapeira caiu como uma luva, foi torneada a mão por um dos artesãos parceiros do projeto e proporcionou a resistência necessária tanto para a questão mecânica da cadeira, quanto para o próprio peso em torno. Além disso sua tonalidade se assemelha muito com o vime – fibra natural utilizada para confecção do móvel – e com o tom dourado utilizado na pintura hepóxia na estrutura metálica “A madeira tem uma cor que se assemelha ao todo o complexo do projeto da poltrona” conta os designers sobre o projeto.

O móvel permite a regulagem em duas posições do cesto de assento, na horizontal que faz com que o usuário se sinta abraçado e acolhido e na vertical que traz sensações de imponência e elegância. As regulagens trazem mudanças no uso mas também impactam o visual “Escolhemos a poltrona porque queríamos que a peça fosse múltipla, que ela tivesse um tipo de transformação” conta Ana e Cleber dizendo também que gostam do mix e dicotomia entre o que é simples e sofisticado “A poltrona é grande e imponente, é confortável e tem presença de ambiente” afirma a designer.

Reportagem da REFERÊNCIA PRODUTOS, edição 62.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *