Referência Produtos de Madeira

Competição premia ideia de design inovadora e sustentável

Make It Circular Challenge é iniciativa do What Design Can Do em parceria com a IKEA Foundation e busca incentivar soluções para mudanças climáticas baseadas no design circular

           O futuro circular não é apenas imaginável, é projetável. Para fazer a transição do linear para o circular, o What Design Can Do (WDCD), em parceria com a IKEA Foundation, lança, no próximo dia 22, em São Paulo, o Make It Circular Challenge, concurso internacional que busca ideias inovadoras de design circular – produtos, serviços ou sistemas – que podem ser soluções para problemas do clima, em particular, e de sustentabilidade, em geral.

         O envio de projetos é online e gratuito e pode ser feito até 11 de janeiro de 2023.

          Podem participar inovadores como designers, arquitetos, empreendedores da indústria criativa, entre outros. Os participantes são convidados a apresentar projetos que se encaixem nos temas: o que comemos, o que vestimos, o que compramos, como embalamos e como construímos.

         No início de 2023, um júri de especialistas em design, impacto social e ação climática selecionará pelo menos 13 projetos. As ideias vencedoras serão transformadas em realidade com 10 mil euros em financiamento e um programa de desenvolvimento global co-criado com o Impact Hub Amsterdã, que inclui treinamento online, sessões de mentoria e um bootcamp presencial na Europa. Esse programa apoiará as equipes vencedoras a fortalecer ainda mais seus projetos e impulsioná-los até 2023 e além.

           A maioria das economias hoje é baseada em um modelo linear, em que o valor é criado pela produção e a venda da maior quantidade possível de produtos. O problema é que esse modelo supõe que é possível crescer infinitamente, em um planeta que tem recursos finitos. Hoje é perceptível quanto essa hipótese estava errada, à medida que enfrentamos uma crise climática cada vez mais acelerada.

           Designers, arquitetos e fazedores têm a oportunidade, portanto, de moldar um futuro radicalmente diferente: restaurador e regenerativo por meio do design. Uma sociedade circular leva a economia circular a um passo adiante e considera as dimensões sociais e éticas de como as pessoas vivem suas vidas, do nascer ao pôr do sol.

           “A capacidade de imaginar é o domínio ideal da comunidade criativa: ver o que ainda não existe, aceitar um desafio, seguir em frente com otimismo”, diz Richard van der Laken, cofundador e diretor criativo do WDCD.

         Uma multiplicidade de atores precisa trabalhar na mesma direção para que consigamos reverter as mudanças climáticas, tanto que vários futuristas prevêem que a próxima “grande coisa” serão na verdade várias pequenas coisas.

         “Entendendo isso, o What Design Can Do assume o papel de conector criativo, estimulando o encontro e a troca entre designers, arquitetos, empreendedores, ativistas e pessoas criativas em geral”, explica Bebel Abreu, diretora do WDCD Brasil. Segundo ela, a proposta é fomentar a cena por meio de realizações como os Challenges, conferências para a comunidade criativa, exposições e, neste fim de semana, enquanto curadores da programação sobre economia e design circular do Festival Internacional de Inovação Social”.

Make It Circular Challenge

           O Make It Circular Challenge segue o altamente bem-sucedido 2021 No Waste Challenge, que em 2020 recebeu 409 projetos enviados de 126 países diferentes, dos quais 85 foram selecionados e 16, de 9 países diferentes, foram vencedores.

         O Make It Circular Challenge está ativo em seis cidades ao redor do mundo: Nairobi (com parceria do Kenya Climate Innovation Center), Tóquio (com parceria da Shibaura House), São Paulo e Rio de Janeiro (com parceria da Mandacaru), Delhi (com parceria da Quicksand), Cidade do México e Amsterdã.

Fonte: eMóbile

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *