Conheça as infinitas possibilidades que a IA trouxe para revolucionar o setor moveleiro, incluindo mais agilidade no atendimento
Dentro de uma empresa tempo é dinheiro. Sendo assim, otimizar a produtividade no atendimento aos clientes é essencial em um mercado cada vez mais competitivo.
Mas, muito mais do que pensar em economizar tempo é preciso, antes de mais nada, garantir que os clientes tenham boas experiências ao entrar em contato com sua empresa.
E, para resolver esses dois problemas simultaneamente, só há uma solução: o uso de Inteligência Artificial no atendimento de clientes.
IA para atendimento
O principal benefício de implementar esse tipo de ferramenta na sua empresa é garantir suporte imediato e de qualidade, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, além disso, outra vantagem é que a IA consegue atuar por meio de canais com os quais os clientes já estão acostumados a lidar, como o WhatsApp, por exemplo.
E os benefícios dessa tecnologia não param por aí, com a modernização dessa ferramenta os atendimentos têm se tornado cada vez mais humanizados e, mais do que isso, a IA também possibilita o atendimento de vários clientes ao mesmo tempo garantindo mais eficiência e menos custos para sua empresa.
“Diferentemente dos chatbots tradicionais, que oferecem respostas pré-gravadas e limitadas, a IA generativa proporciona uma interação quase humana. Esta tecnologia não se limita a fornecer informações sobre empresas; ela também demonstra produtos, agenda atendimentos e envia catálogos”, esclarece Anderson Rios, consultor de empresas e embaixador no Brasil da Plataforma Simplou.
Ainda segundo ele, a capacidade de atendimento através da IA hoje é de até 10 mil pessoas por minuto, em até 24 idiomas diferentes.
Anderson também pontua que para maximizar o potencial da IA é crucial entender como alimentar seu banco de dados. “A IA generativa é como uma criança que aprende e precisa ser instruída corretamente para compreender melhor sobre a empresa e seus produtos”, explica o consultor.
“Embora ainda não substituam projetos técnicos, essas ferramentas oferecem rascunhos de alta resolução e realismo. Além disso, a Inteligência Artificial pode analisar e gerar novas perspectivas sobre um determinado assunto, desde que o usuário tenha alimentado seu banco de dados com as informações necessárias.”
A revolução IA no setor moveleiro
Com a IA ganhando cada vez mais espaço no mercado é fato que passou a acontecer uma revolução sem precedentes na indústria moveleira.
Afinal, ela está redefinindo a maneira como as empresas interagem com seus clientes, fornecedores e parceiros comerciais.
“O aplicativo Simplou exemplifica essa inovação. Ele permite que marcenarias e fábricas de móveis marquem presença em todas as redes sociais simultaneamente, eliminando a espera habitual dos clientes por informações, orçamentos e agendamentos”, comenta Anderson. “A ferramenta interage com clientes em plataformas como WhatsApp, Instagram, TikTok, Telegram, YouTube e Google Meu Negócio, não apenas atendendo, mas também gerando relatórios detalhados dos clientes”, continua o consultor, destacando a função que analisa os atendimentos para identificar o nível de satisfação dos clientes e sugere ações para melhorar a experiência.
Outra vantagem de utilizar a IA em indústrias moveleiras e marcenarias é a possibilidade de automação de processos como preenchimento de contratos, análise de relatórios de desempenho e criação de rotinas de atendimento.
“A IA também é capaz de criar agendas inteligentes que verificam a disponibilidade da equipe, realocando tempo para aumentar a produtividade”, destaca Anderson. “A revisão de contratos e a análise de consumo de insumos também são facilitadas, isso porque as modernas ferramentas de IA conseguem identificar produtos com alta demanda ou escassez”.
Observando todo esse cenário de mudanças não é difícil constatar que é vital que os empresários do setor se adaptem a essa nova realidade para evitar gargalos em processos que ainda dependem do trabalho manual.
“Essa é uma estrada sem volta, que está cheia de placas indicando o caminho, porém, se não aprendermos a ler essas placas, ficaremos pelo caminho cansados e perdidos apenas observando aqueles que se adaptaram, aprenderam e que estão usufruindo dos benefícios que essa poderosa ferramenta nos proporciona”, finaliza Anderson.
Fonte: ForMóbile. https://digital.formobile.com.br/inovacao/como-utilizar-inteligencia-artificial-no-atendimento-de-clientes