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ApexBrasil e ABIMÓVEL renovam convênio com investimento de R$ 33,6 milhões para promoção internacional

O biênio 2023-2024 manterá a estratégia focada nos três principais pilares do projeto: sustentabilidade, design e competitividade como elementos de agregação de valor do setor no comércio exterior, com expectativa de mais de US$ 850 milhões em negócios para os próximos 24 meses

         A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) assinaram, na última semana, a renovação do convênio para executar, no biênio 2023-2024, o Brazilian Furniture, programa de apoio às exportações de móveis brasileiros mantido pelas entidades desde 2007. Os investimentos para este ciclo serão de R$ 33,6 milhões, sendo R$ 20,1 milhões aportados pela ApexBrasil e R$ 13,5 milhões da contrapartida da ABIMÓVEL.

         Apesar da pandemia, o setor moveleiro se manteve em alta nas exportações com números expressivos: em 2021, foram exportados mais de US$ 937,9 milhões. Os destinos também subiram de 140 para cerca de 170 países. Com o apoio da ABIMÓVEL e da Agência, as empresas alcançam mercados importantes, como os Estados Unidos, que lideram as compras dos móveis brasileiros.

        “Estamos dando continuidade àquilo que já estava dando certo e que funciona”, celebrou o Diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza. As metas do projeto foram expandidas para o próximo ciclo e Fiuza acredita que as entidades trabalham de uma forma muito eficaz juntas. “Vamos seguir esse festival de recordes que foram anunciados e tenho certeza de que vamos continuar subindo essa régua para o próximo ciclo”, finaliza Fiuza.

        O presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz, também compartilha das expectativas positivas e menciona a importância da renovação deste convênio de longa data, destacando que o novo ciclo dará a possibilidade de executar ações e promover eventos ainda maiores. “Por meio dessa parceria com a ApexBrasil, encontramos meios de intensificar ainda mais a divulgação da imagem do móvel brasileiro para o exterior, trazendo cada vez mais novos contatos e fidelizando relações com compradores internacionais, algo que culminou no crescimento do leque de países parceiros no setor”, disse.

       A evolução das exportações das empresas associadas ao Brazilian Furniture chegou a 25,1% ao ano na série histórica 2017 – 2021. Maior que a média nacional e muito superior à média global do setor no mesmo período: 18% e 9,8% ao ano, respectivamente.

         Diretora-Executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, reafirma a missão de ampliar e fortalecer o posicionamento do móvel brasileiro no mundo, mostrando a sustentabilidade, a qualidade, o design integrado à indústria, a riqueza e a diversidade das matérias-primas brasileiras aplicadas à indústria mobiliária.

        “Nos últimos anos, nós tivemos um aumento de cerca de 30% no número de empresas buscando a exportação em nosso setor. São novas, pequenas e médias empresas, que buscam a internacionalização como uma forma de expansão da produção e dos negócios”, pontua Cândida. “Com a continuidade desta parceria entre a ApexBrasil e a ABIMÓVEL, portanto, temos a possibilidade de dar palco para ainda mais empresas, além daquelas que já estão consolidadas no mercado internacional e com as quais seguiremos firmes e irmanadas em nosso propósito”, disse.  

        Já são 148 participantes no projeto e cerca de 80% delas já exportam, sendo a grande maioria empresas de móveis de madeira (84,9%), seguido de estofados (7,9%), móveis de metal (3,5%) e colchões (2,7%). O Brasil é o 6º maior produtor mundial do setor moveleiro, que ocupa a 8ª posição na cadeia que mais gera emprego no País, representando cerca de 1,2% do PIB brasileiro.

         “O Brazilian Furniture é um projeto muito robusto no número e na variedade de ações. Nós oferecemos ações comerciais, ações do design integrado à indústria, programa de sustentabilidade, ações de imagem, capacitação. De fato, trata-se de um projeto que oferece um amplo portfólio de soluções”, explicou a gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, Maria Paula Velloso. A projeção para o biênio que se inicia é de executar cerca de 48 ações, com expectativa de gerar negócios na ordem de US$ 850 milhões para os próximos 24 meses.

Fonte: Abimóvel

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