Uma paixão nascida na faculdade pode ir para muito além da sala de aula e durar uma vida inteira. É esse o sentimento que a Alessandra Delgado tem em relação ao design de móveis. A arquiteta projeta móveis com viés sustentável e busca inspiração da natureza para poder criar. Com mais de 20 anos de carreira, a arquiteta acredita que sua missão é compartilhar a experiência do traço apaixonado, do desenho acessível e da funcionalidade em projetos 100% autorais.
Como começou a sua carreira no design de móveis?
Sou arquiteta formada pela FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), uma escola que sempre fomentou a multidisciplinaridade. Me apaixonei pelo design de móveis na faculdade e quando me formei sempre desenhava peças únicas para complementar os projetos. Estas peças começaram a chamar a atenção e comecei assim a ter pedidos para fazer projetos de móveis como mesas, estantes, aparadores para os clientes independente da arquitetura Qual foi o seu primeiro projeto? Foi um aparador para a minha primeira casa, que tenho até hoje no meu hall de entrada. Tem algum processo criativo específico? Possui algum hábito que lhe ajude nos projetos? O contato com a natureza é fundamental no meu processo. Adoro esportes ao ar livre e viajar. Observar a natureza e a arquitetura das cidades sempre me deu os melhores insights.
Qual a importância da seleção de matérias-primas para seus projetos?
A matéria-prima adequada é fundamental para o resultado do projeto, estética, funcional, comercial e sustentavelmente também. Quando inicio a criação de um projeto, em paralelo, a escolha da matéria-prima é feita para que ele possa ser desenvolvido da melhor forma para que a equação correta dê resultado.
Como foi projetar o troféu da Copa Verde?
Foi incrível, super desafio! Procurei criar uma peça com belo design mas que traduzisse a floresta e tivesse uma forma interessante para ser erguida na vitória e também exposta com orgulho pelo vencedor.
A VALORIZAÇÃO DO DESIGN TAMBÉM TEM SIDO CRESCENTE, AS PESSOAS EM GERAL ESTÃO OLHANDO COM MAIS ATENÇÃO E VALORIZANDO PARA A DIFERENÇA QUE UMA PEÇA BEM DESENHADA PODE FAZER
Veja mais aqui.