As tintas e vernizes são responsáveis pelo acabamento e diferenciação do móvel, por meio da cor, textura e definição de brilho. Diferenciar qualquer tipo de móvel utilizando a escolha estratégica de acabamentos é possível com a pintura da madeira com as tintas.
Com isso, é possível oferecer peças personalizadas de olho nas tendências do mercado e de acordo com os atuais desejos dos consumidores, sendo a pintura utilizada no mundo todo como uma forma de diferenciar e agregar valor ao mobiliário.
“Na Europa e América do Norte a utilização de cores, texturas, diferentes opacidades são muito valorizadas e trazem personalidade e qualidade diferenciada aos móveis”, afirma o diretor da Sayerlack, Marcelo Cenacchi.
Isso foi comprovado recentemente por ele a partir da busca de muitos especificadores, na última Fimma Brasil, por novidades e formas de diferenciação por meio da pintura, buscando uma forma de tornar seus produtos exclusivos. “A pintura entrega este ‘encantamento’ e pode destacar o produto dentro de um mercado de opções muito similares”, destaca.
As tintas oferecem a tecnologia para promover resistência química e mecânica, protegendo o móvel de amarelamento, riscos e arranhões e ações de produtos de limpeza inadequados. “Também são utilizadas para criar texturas diferenciadas como a microtextura com toque aveludado que, além de melhorar o aspecto da madeira, facilita a limpeza do móvel”, acrescenta o diretor da Tecbril, Claudio Barbosa.
Se a presença das tintas e vernizes na personalização do mobiliário é fundamental, já que as diversas cores e variações de brilhos que a linha moveleira possui proporcionam um leque imenso de possibilidades, os revestimentos e/ou acabamentos mais demandados pela indústria moveleira para oferecer customização no móvel têm sido diversos.
Barbosa conta que os revestimentos mais demandados para a customização são os produtos em poliuretano (PU), principalmente os acrílicos, que têm alta resistência ao amarelamento, resistência mecânica e química, com grande flexibilidade de cor e aspecto (textura, brilho, naturalidade).
Ele também lembra que há muitos fabricantes de móveis com maior valor agregado (alto padrão), que possuem cores próprias e exclusivas, desenvolvidas especialmente para eles e que não são disponibilizadas para outras empresas no mercado.
Leonardo Maruzi, responsável técnico da linha moveleira da Brasilux, assinala que por parte das empresas as indústrias têm apostado em produtos com tecnologia Ultravioleta (UV). “Além dessa linha oferecer um acabamento de alta resistência e secagem instantânea, oferece infinitas cores e impressões, facilitando a customização dos móveis”, explica.
Leandro Santos, supervisor da linha Flora, unidade de negócio especializada em tintas de alta performance para movelaria da Montana Química, diz que na companhia a maior demanda por customização é para os acabamentos em poliuretanos, conhecidos no mercado como Laca PU, seguidos pelo já consolidado acabamento Goffrato, disponível dentro dos catálogos MCS (Montana Color System) e do catálogo europeu NCS (Natural Color System) e Ral.
Os laqueados, madeirados e os efeitos especiais, com padrões que remetem a estilos decorativos como os metais nobres, as tramas de tecidos, o cimento queimado e o aço corten, são alguns dos acabamentos customizados que a Farben tem comercializado bastante. Enquanto na Sayerlack as demandas são as mais diversas, sendo que na maioria das vezes é por novas e diferentes cores e seus diversos acabamentos, além de efeitos diferenciados como o metalizado e o perolizado.
Tecnologias em acabamentos
As fabricantes de tintas e vernizes não ficam de braços cruzados produzindo e fornecendo seus produtos. Movimentam-se o tempo todo atrás de novas tecnologias em suas áreas de pesquisa e desenvolvimento. A Sayerlack está constantemente investindo justamente para atender às demandas dos mercados, desenvolvendo centenas de cores todos os anos e observando o movimento de diversos mercados, como da moda, buscando apresentar versões que são mais adequadas aos móveis.
“Estamos em busca de novas soluções que tragam benefícios aos nossos clientes, fabricantes de móveis, que os auxilie a agregar valor aos seus produtos. Muitas vezes levamos opções que nossos clientes nem conheciam e isto pode abrir muitas possibilidades para eles. Além da nossa vasta biblioteca de cores, desenvolvemos tonalidades específicas mediante a solicitação dos designers e das indústrias”, assinala Marcelo Cenacchi.
A Farben, nos últimos três anos, vem investindo em pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos de altas performance e que
possibilitem a personalização dos móveis tanto pela indústria em série como o mercado sob medida. Para os móveis seriados, foi estabelecido
parceria com a empresa italiana SRS, especializada em design de superfície. Com isso, a companhia criou padrões exclusivos a partir do uso de rolos de impressão.
“A SRS é uma empresa que está na vanguarda das tendências internacionais e este conhecimento e técnica agora também estão disponíveis aos clientes Farben”, destaca Ilmar Broch, gerente técnico comercial. Os produtos desenvolvidos integram a linha High Design, composta por outras possibilidades de personalização, enquanto para o mercado de móveis sob medida, lançamos a linha High Decor com produtos que atendem o consumidor que quer mais exclusividade.
“Essa linha tem uma gama de possibilidades, mas o destaque é para a possibilidade de pintar outros materiais além da madeira. Há uma tendência de misturar materiais como vidro, aço e alumínio nos móveis e as Tintas Farben possibilitam a pintura de todos eles. Puxadores, perfis de alumínio, tudo poderá ser pintado. Os arquitetos e designers querem muito móveis com efeitos especiais e a linha High Decor atende a esta necessidade com cerca de 1,2 mil cores metálicas ou perolizadas e mil cores lisas”, evidencia Ilmar Broch.
Na Brasilux, como resultado do contato direto que a marca tem com seus clientes, a empresa levou para sua unidade produtiva todas as solicitações que o mercado moveleiro busca em relação aos revestimentos e tendências. “Nesse sentido, lançamos produtos diferenciados com alto teor de sólidos que oferecem maior desempenho e melhor acabamento dos móveis, com destaque às resistências superficiais a riscos e abrasão”, diz Maruzi.
Com um corpo técnico e laboratório focado em pesquisa e desenvolvimento atento a todas as tendências do mercado moveleiro, os acabamentos da Montana são formulados com elevada tecnologia que permite sua aplicação em múltiplos substratos, de acordo com Santos, tais como: revestimentos em painéis de MDF, MDP, madeira maciça, vidro, metal e até mesmo plástico. “Com isso a Montana permite liberdade de escolha para os profissionais de criação como designers e arquitetos em seus projetos”, acrescenta.
A Tecbril tem como um dos diferenciais estar sempre próxima aos clientes, oferecendo consultoria na área de pintura, desenvolvendo conjuntamente as melhores soluções, inclusive auxiliando na escolha dos equipamentos mais adequados para o resultado esperado. “Investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, sempre atualizados com as melhores tecnologias utilizadas no mundo, principalmente na Europa”, afirma o diretor da empresa.
Inovações na personalização dos móveis
Além das inúmeras soluções apontadas pelas fornecedoras de tintas e vernizes até aqui, ainda há muitas outras a serem exploradas pelas indústrias moveleiras. A primeira dessas inovações no mobiliário é o Efeito Naturalíssimo da Tecbril, para os que procuram por produtos com aspecto natural da madeira, além de proteger o móvel e impermeabilizá-lo, evidenciando a beleza natural da madeira.
A Brasilux oferece diversas opções de acabamentos para o setor moveleiro e o responsável técnico da empresa sugere duas delas, os produtos poliuretano de alta resistência e nitrocelulose com secagem rápida, que possem excelente custo-benefício e que atendem as exigências do mercado em personalização e diferenciação das cores e dos acabamentos.
A Montana disponibiliza para seus clientes uma estrutura laboratorial para desenvolvimento de cores especiais e até mesmo efeitos de pintura, caso dos acabamentos metalizados e/ou perolizados, também para aplicação em variados substratos como madeira, painéis de MDF, MDP, vidro e metais. Por sua vez, a Farben destaca para diferenciação, especialmente nos móveis destinados a quartos de crianças, hospitais e clínicas hospitalares, a tinta antimicrobiana que protege as superfícies dos móveis contra fungos e bactérias, dando proteção ao móvel e às pessoas.
Designers e indústrias podem diferenciar seus móveis criando padrões exclusivos para suas linhas como se fossem uma assinatura. Nesse sentido, a Sayerlack pode auxiliar e facilitar esses desenvolvimentos realizando a simulação de todos esses padrões em seu Laboratório de Simulação. Uma inovação específica apontada pela empresa são os interiores de roupeiros com um padrão visual que simulam um tecido, como o linho, para conferir sofisticação e aconchego para o consumidor que também observa a pintura interno dos móveis.
A partir dos processos de pintura do chão de fábrica, Cenacchi cita as inovações proporcionadas pelos inúmeros sistemas de impressão direta ou indireta para linhas de pintura de grande escala. “Nesses sistemas, oferecemos novas e criativas alternativas no desenvolvimento tanto dos padrões madeirados como em efeitos visuais diferenciados como tecidos, tramas artesanais, couros, concreto e metais com alta qualidade e grande diferenciação na definição destes sistemas de impressão”, pontua. Esses processos de pintura/impressão podem ter efeitos em alto e baixo relevo dando maior profundidade e realidade aos padrões desenvolvidos.
Tendências em tintas e vernizes
O olhar da Sayerlack está em sintonia com as tendências internacionais de diversos segmentos para traduzir, nos processos de pintura, todo um conceito em torno das superfícies: desde a utilização criativa da cor, uso de texturas, efeitos tridimensionais, a combinação entre diferentes materiais ou mesmo a transformação da madeira natural. “Com o mundo globalizado e com tantas tendências de design para se inspirar, a pintura é o fator que acompanha e introduz as novidades com maior agilidade no mercado”, destaca Cenacchi.
Broch, da Farben, avalia que no segmento de alto padrão, a tendência é utilizar efeitos especiais simulando estilos decorativos, como o cimento queimado, o aço corten e metais nobres. Igualmente, está muito presente o uso de múltiplos materiais em um mesmo móvel e, além da madeira, aplica-se vidro, alumínio, entre outros elementos. “Já nos móveis seriados, a tendência é a impressão de padrões de madeiras nobres, pedras, tramas de tecidos e ripados. Nas cores, os destaques são o Blue (azul petróleo), o azul índigo, o Green (verde água) e Milk Shake (rosado)”, pontua.
A Tecbril tem percebido uma forte tendência em acabamentos foscos e naturais. “Nesse sentido, verificamos maior procura pelos produtos à base d’água, que têm alta resistência e grande apelo ambiental/ecológico. Além disso, outra tendência que observamos é a mistura de materiais em um mesmo móvel: vidro, madeira, metal, couro, tecidos, entre outros”, diz Barbosa. Outra grande tendência segundo ele, que já é realidade na Europa, são os produtos impregnantes à base d’água, que contribuem com as tonalidades da madeira de forma natural e são ecologicamente responsáveis, pois não tem emissão de CO2 no meio ambiente.
A Brasilux pontua nas tendências no mercado moveleiro que cada segmento terá diferenciais específicos. Por exemplo, uma linha de pintura de berços e brinquedos terá novas cores e produtos isento de metais pesados, enquanto uma linha de tintas para cozinha e escritório terá revestimentos com alta resistência a abrasão e limpeza. Outro tipo de acabamento que estará em alta são os foscos com alta resistência e aspecto superficial “toque de seda”. “Esse tipo de acabamento concentra toda a sofisticação dos revestimentos moveleiros e novidades dos acabamentos metálicos, deixando os móveis mais modernos”, avalia Maruzi.
O supervisor da linha Flora, da Montana Química, enxerga que atualmente há uma forte tendência para produto fosco e uso de lâminas naturais de madeira, com a utilização de revestimentos que mantém as lâminas o mais natural possível. “O mobiliário passa a compor o ambiente em consonância com os elementos construtivos como a alvenaria, esquadrias e mesmo o sistema de iluminação, que inclusive pode receber a mesma pintura do mobiliário”, define.
Fonte: Emóbile