Referência Produtos de Madeira

A maior feira da indústria moveleira

Idealizadores de feiras unem forças para criar a maior feira de móveis do Brasil

         A cada dois anos, a cidade gaúcha de Bento Gonçalves (RS) serve como sede para a Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira, chamada de FIMMA. A feira tem como objetivo apoiar e incentivar a retomada do mercado, estimular e prosperar novos negócios, humanizar relacionamentos, buscar resolver soluções de empresas e empresários. Além de apresentar e reunir o que há de mais moderno para o setor de móveis. Esses são alguns dos propósitos da FIMMA Brasil, que em 2022 teve que reinventar, para ser um movimento de conexões humanas para negócios, com três grandes frentes, a FIMMA Inova, FIMMA Conexões e Negócios e FIMMA Summit. Desse modo a FIMMA uniu forças com a MOVELSUL, principal feira de móveis e decoração, tornando o evento ainda mais completo. “Os profissionais anseiam por esse encontro, pois a FIMMA é uma feira referência em inovação, novidades e nos negócios para os fornecedores da cadeia de madeira e móveis” explica Euclides Rizzi, presidente da FIMMA. A decisão inédita na história das feiras se deve ao momento singular que o mundo viveu e oferece uma nova data alinhada ao calendário dos eventos do setor.

         Organizada pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS) e o Sindicato das indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS) o evento conta com a participação de diversos países, estimulando a troca de experiências sobre as inovações do setor de móveis e muitos negócios. Após praticamente um ano sem eventos setoriais com presença de público, a FIMMA vai reunir o setor para discutir tendências e inovações. “Juntas, FIMMA e MOVELSUL vão reunir mais de 500 marcas em 58 mil metros quadrados, vai ser o maior evento nacional em área e número de expositores, unindo o setor moveleiro de ponta a ponta”, contou Euclides. As duas feiras juntas, vão reunir num mesmo espaço toda a cadeia produtiva, desde máquinas, tecnologia, design, serviços, insumos, acessórios e ferramentas, chegando até o fabricante de móveis e varejo nacional e internacional.

         Não se trata de uma fusão, mas de duas feiras importantes para o setor moveleiro mundial sendo realizadas na mesma data e local, numa decisão pontual que responde ao momento de excepcionalidade, como explicou Euclides. “Cada feira tem seus próprios pavilhões e acessos, assim as pessoas podem organizar seu próprio roteiro de visitação”. Tradicionalmente, as feiras são promovidas em anos intercalados. A FIMMA nos anos ímpares, sendo voltada à exposição de máquinas, matérias-primas e acessórios. Em abril de 2021 teria acontecido a edição da FIMMA, mas acabou sendo adiada pela situação não controlada da pandemia. Já a MOVELSUL ocorre nos anos pares, com expositores de mobiliário e decoração e não pôde ser realizada em 2020 em virtude do rápido agravamento da COVID-19.

         O presidente da MOVERGS, Rogério Francio, comenta que, após o adiamento da Fimma, a diretoria e equipe técnica das entidades envolvidas fizeram uma análise de ambiente que mostrou muitos benefícios ao somar forças, até mesmo pela identidade que as duas feiras têm entre si. “O mundo inteiro caminha para questões de economia compartilhada e potencialização de investimentos”. Rogério finaliza dizendo que a aceleração de tendências, em decorrência da pandemia, foi um movimento que foi acompanhado por todos os setores, por isso a proposta de unir as duas feiras soou muito coerente.

         Do mesmo modo, Euclides Rizzi, presidente da FIMMA, diz entender que se trata de uma excepcionalidade frente ao ambiente de negócios, mas também de um novo modo de olhar para o setor, unindo forças. “No momento, o maior interesse da FIMMA E MOVELSUL é construir dois eventos que se apoiem mutuamente com oportunidades de negócio para toda a cadeia moveleira num mesmo lugar”, finaliza o presidente da FIMMA.

Fonte: Revista Referência Produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *