Originalidade brasileira

Peças colecionáveis de série limitada são apresentadas por Ronald Sasson ao lado de outros grandes nomes do design brasileiro

O curitibano Ronald Sasson é um dos nomes mais proeminentes do design brasileiro. Vencedor de prêmios como o IF Design Award Alemanha, Good Design Award Chicago e Design da Casa Vogue Brasil 2018, o profissional tem representado o Brasil em diversas feiras do setor, espalhadas por todo o mundo.

Em seu trabalho Ronald busca priorizar a função e constantemente pesquisa materiais e técnicas viáveis ao desenvolvimento de móveis e objetos. O artista plástico também estudou conceitos e técnicas em Paris e Israel, para voltar ao Brasil com uma bagagem invejável no currículo. A formação em artes plásticas lhe proporcionou uma visão do design pelo viés das cores: após ter morado uma temporada na Europa e Oriente Médio, ele incorporou a simplicidade do design Nórdico e as cores Mediterrâneas.

Projeto 3×4

Em 2019, ele trouxe uma inovadora coleção de objetos e os apresentou durante sua segunda participação na “SP-Arte: Festival Internacional de Arte de São Paulo”. Ronald Sasson divulgou três peças exclusivas, inseridas no projeto 3×4, da Herança Cultural – iniciativa que tem como objetivo enaltecer o design colecionável brasileiro.

“Como a linha que será apresentada tem ligação direta com o mobiliário nacional e suas nítidas características, escolhi uma espécie genuína do Brasil como material das peças”, conta Ronald, que elegeu a imbuia também pela sua tonalidade escura com nuances mais claras, o que o designer considera uma característica do nosso país.

Assim como a matéria-prima, as espessuras robustas e arredondadas dos móveis, presentes no estilo do mobiliário nacional nas décadas de 1950 e 1960, aparecem nos itens de Ronald para a SP-Arte: a estrutura vigorosa, com linhas curvas e cantos arredondados estão presentes nas três peças, que, ao mesmo tempo que exaltam o design dos trópicos, fazem referência a ícones arquitetônicos e símbolos culturais do Brasil.

Veja mais aqui.