Referência Produtos de Madeira

Mercado em expansão

Compensado de pinus é um dos principais produtos de madeira na produção brasileira

Um dos principais produtos de madeira na indústria brasileira, os compensados ocupam posição sólida no mercado interno e nas exportações. Fatores como o crescimento da participação da madeira de floresta plantada, aumento do eucalipto no setor florestal brasileiro e crescimento da demanda dos Estados Unidos e Europa são determinantes para a posição dos compensados no mercado de madeira brasileiro.

Segundo estudo desenvolvido pela Tree Wood Products, há um aumento substancial, nas últimas décadas, das exportações de produtos baseados em madeira oriunda de florestas plantadas, sobretudo pinus e eucalipto, em detrimento daqueles produzidos a partir de florestas nativas, notadamente madeira tropical. O estudo analisa a evolução das exportações de produtos de pinus entre 2000 e 2018.

“O crescimento das exportações brasileiras de compensado de pinus nos últimos anos se deve à forte penetração no mercado americano e mexicano”, escreve Mario Tuoto, diretor da Tree Wood Products e autor do estudo. Segundo ele, o volume de compensado de pinus importado do Brasil pelo México cresceu quase 1.000% desde 2014. Nos EUA (Estados Unidos da América), a importação cresceu mais de 500%.

Já na Europa, maior mercado dos compensados brasileiros, o volume importado aumentou 3% – a região é destino de 44% das exportações brasileiras, seguido pelos EUA (30%) e o México (8%).

“A ampliação da participação do Brasil no mercado internacional passa, necessariamente, por uma maior competitividade, tanto da indústria da madeira propriamente dita como do país em si. No caso da indústria da madeira, a competitividade depende de investimentos para melhorar a produtividade”, explica Tuoto.

Veja mais aqui.