Dupla de curitibanos decidiu criar primeiro coworking de marcenaria e luteria da cidade.
O bairro São Francisco, em Curitiba, é tradicionalmente conhecido como centro da boemia e da vida noturna da capital paranaense, lar de inúmeros bares e baladas, a maioria com música ao vivo. É em meio a esse ambiente que surgiu a Oficina São Francisco, primeiro coworking de marcenaria e luthier de Curitiba.
A ideia surgiu após Ricardo Corso e Fernando Rodrigues, recém-formados luthiers, decidirem criar um espaço para que os amigos do ramo pudessem produzir em um espaço em comum.
“Logo após sairmos da universidade, criamos a Oficina São Francisco. A ideia chamou a atenção de algumas pessoas, que decidiram se unir ao redor da nossa iniciativa. Desde então, surgiu a ideia de profissionalizar o espaço e transformá-lo em um coworking aberto aos amantes dos trabalhos manuais com madeira”, afirma Ricardo.
Luthier
A palavra luthier é oriunda da língua francesa. Luth significa alaúde, antigo instrumento surgido na Idade Média. A profissão evoluiu com o passar dos anos, não ficando exclusiva à arte de entalhar a madeira para construir o instrumento. O luteiro precisa ter um conhecimento apurado no campo musical, já que ele precisa saber as necessidades específicas de cada uma das peças, de modo que o instrumento os sons desejados pelos músicos.
Algumas das principais ferramentas utilizadas pelos luthiers são a serra tico-tico e serrotes; grampos de fixação; tupia manual, assim como ferramentas multifunção para furar e fixar tarraxas.
Veja mais aqui.