Inspirada no mercado americano, empresa busca centralizar todos o serviços em um só lugar, trazendo eficiência para o consumidor
A paixão de Susimara Cionek pelo manuseio de madeira começou desde muito cedo, incentivada pelo pai. Toda a família já tinha experiência no setor quando ela decidiu fazer parte dessa herança familiar. Com experiência e vinda de uma cidade do setor madeireiro decidiu expandir e trazer à região um novo conceito no setor.
“Nasci em uma cidade em que o trabalho com madeira já é tradição, então sempre quis dar continuidade a essa atividade. Foi então, em 2018, que surgiu a ideia de criar a Luxormad, empresa especializada em soluções para madeira”, relembra.
Especializada em madeiras tratadas como eucalipto e pinus autoclavado, tanto quanto madeiras de lei como itaúba e angelim, a empresa conquistou uma significativa parcela do mercado em pouco tempo de atuação.
Atualmente, a Luxormad conta com vários colaboradores e engenheiro experientes no setor madeireiro e construção civil. “Temos às vezes 30, 40 pessoas trabalhando conosco, dependendo da quantidade e complexidade das obras. Além disso, estamos com um projeto de expansão que pretende revolucionar o conceito da venda de madeira”, destaca Susi.
Um novo passo
Mas, apesar do sucesso, ela e o sócio engenheiro Rafael Knelsen (com ampla experiência em estruturas de madeira), mais o investidor Luis Iensen, decidiram tomar um passo ainda mais ousado (e inovador). Reestruturando o conceito de operação, o trio decidiu criar a Saligna, empresa que abraçará as atividades da Luxormad e adicionará ao mix de produtos diversos, outros serviços.
“Iremos para um novo local, maior e melhor distribuído, em que serão feitas vendas de madeira, assim como a instalação de um showroom de peças. A ideia é revolucionar o mercado”, prospecta Susi.
Com a nova marca, a Saligna pretende ‘encorpar’ sua estrutura, criando workshops para capacitar seus clientes. “Além desses treinamentos, teremos vários tipos de kits prontos para o consumidor montar sozinho. Por exemplo: um kit playground, em que ele compre e não precise de um terceiro para a instalação.
“Não queremos ser apenas mais uma empresa, mas sim uma referência por oferecer um serviço único”, afirma.
A empresária reforça que esse conceito (do it yourself – faça você mesmo, em tradução livre), é muito popular em países da Europa e nos EUA (Estados Unidos da América), e ainda não foi devidamente explorado na América Latina. “Muitas pessoas preferem essa atividade realmente como um hobby, então é importante considerarmos essa parcela do mercado”, relata.
Outro ponto fundamental para o desenvolvimento da Saligna foi o conceito de tudo em um só lugar, desenvolvido pelos sócios. “Queremos nos tornar uma solução única para o consumidor, vendendo a madeira, a tinta, os acessórios e fornecendo a possibilidade de criar o projeto da obra e proporcionar a instalação, dando a garantia tudo em um só lugar. É um serviço totalmente diferente para o nosso mercado, que é tão fragmentado”, ressalta.
Obras
Responsável anteriormente pelas obras da Luxormad e agora cumprindo esse papel na Saligna, o gerente de obras Evandro Cionek vê como positivas as mudanças na empresa. “Temos uma excelente receptividade de quem compra nossos produtos e esse novo caminho só tende a melhorar os nossos serviços”, projeta Evandro.
Com forte demanda por madeira trabalhada, a empresa tem como principais obras as construções de deck, telhados, playgrounds, obras estruturais e reformas para lazer interno e externo. “Tanto em Curitiba, como no Paraná existe uma demanda interessante em todos os segmentos, e estamos trabalhando em todos eles”, revela Evandro.
Para todos esses serviços, a equipe da Saligna conta com rigorosos processos de qualificação e certificação da madeira. “Escolhemos sempre o melhor material possível, justamente para não refazer obras. Todos os nossos fornecedores têm os requisitos mais altos de qualidade impostos pela indústria”, explica.
Diferenciais
Com um olhar direcionado para o futuro, os profissionais da Saligna estão sempre buscando se atualizar e acompanhar as necessidades do mercado. “Percebemos que, para o cliente, é fundamental desenvolver um projeto em parceria. Então sempre trabalhamos com muita flexibilidade”, afirma o profissional.
Via de regra, a empresa oferece o serviço para o contratante, realiza a visita e procurar descobrir quais são as particularidades da obra. “Então montamos o projeto em 3D e enviamos para o cliente. Ele, com esse material em mãos, nos sinaliza quais mudanças são necessárias e vamos adequando as necessidades. Esse é um estilo europeu de se fazer negócio. E queremos trazer em definitivo essa ideia para o Brasil, pois ainda não existe nada parecido”, completa.
Parcerias
Além do bom trabalho realizado em sua sede, na cidade de Curitiba, a Saligna também possui parceiros de peso, maximizando os serviços oferecidos e carimbando ainda mais o selo de qualidade de toda a cadeia produtiva.
Uma das parcerias mais próximas da empresa é com a TWBrazil, localizada em Ponta Grossa e uma das principais fornecedoras de madeira no estado do Paraná. “Nossa colaboração com a Luxormad e com a Saligna começou por termos uma confiança muito grande de que nossos produtos seriam muito bem utilizados em obras da capital paranaense”, afirma Leonardo Tuppi Bernardi, diretor da TWBrazil.
Ele analisa que a nova fase da empresa só tende a ajudar o mercado regional madeireiro. “Eles possuem disposição para os novos desafios sem esquecer do profissionalismo e do excelente atendimento. Essa combinação de fatores é rara no setor, e nos orgulha fazer parte dessa história”.
Para a divulgação da nova marca, a Saligna conta com a atuação da Excelere, empresa especialista em marketing e publicidade. Sob o comando dos sócios Erik Fernandes e Allen Arruda, a agência traçou inúmeros objetivos a serem alcançados nos primeiros anos.
“Focamos a nova estratégia de comunicação da Saligna no bem mais precioso que identificamos durante o processo de estruturação do branding da empresa: a satisfação do cliente, desde a escolha dos materiais até a entrega da obra.
Esta promessa de marca ficou nitidamente refletida em cada serviço que a empresa se propõe a fazer e é nossa missão comunicar isso ao mercado”, explica o diretor da Excelere, Erik Fernandes.
Para a fixação do nome e da marca da Saligna, buscaram-se conceitos que remetessem à madeira, traduzindo o respeito e a consciência com que a empresa trata o setor industrial madeireiro.
“Encontramos uma marca forte, com identidade e que soubesse traduzir ao mercado, através de todas suas ações integradas, o conceito desenvolvido pela Luxormad e pela Saligna ao longo dessa jornada”, completa Allen Arruda, também diretor da Excelere.
Já para o logo da Saligna, foi escolhido o pica-pau rei, maior espécie da fauna brasileira. “Para representar a instituição escolhemos o pássaro pelo cuidado com a madeira em seu habitat natural, além de atuar como um agente de preservação da mesma”, explica Allen. “Como a empresa posiciona-se sempre preocupada com a qualidade e durabilidade de seus produtos e serviços prestados, além da preservação das florestas, pretendemos refletir esses valores”, conclui.