Renovar uma peça é dar uma nova chance ao que também tem história
Sabe aquele móvel que está num canto da sala ou do quarto, com uma pintura fosca e marcas de uso? Possivelmente, já passou pela cabeça descartá-lo, porém a boa notícia é que não é preciso se desfazer da peça, é possível transformá-la e reformar e ela ficará como se fosse nova. Muitas pessoas vêm apostando na restauração de móveis de madeira. Além de ser uma prática ecosustentável, é econômica e garante a preservação da peça por muito mais tempo. Resumidamente, um processo que só traz vantagens.
É o amor por móveis de madeira e a história que eles carregam que fizeram com que Sandra Guadagnin fundasse seu próprio estúdio focado em reformas de móveis de madeira, a Madeira em Forma. Filha direta de imigrante holandesa, sempre acompanhou a mãe preservando os objetos da família. Formada em desenho industrial e em projetos de produto. Trabalhou por muitos anos em projetos de mobiliário em geral. Além de trabalhar em marcenaria e com arquitetos, sempre cercada por madeiras e seus detalhes. “Fiz um curso de restauração que era um sonho antigo, começou como hobby, mas aos poucos parentes traziam peças para restaurar, depois amigos, depois conhecidos e assim foi” revela Sandra. Posteriormente a restauradora criou um blog para compartilhar as experiências com esses móveis e depois uma página no Facebook que ajudou a divulgar seu trabalho. Além disso, Sandra realiza aulas de restauração, desenvolvendo a prática e a convivência que criam um elo entre os apreciadores. Como a própria se descreve é uma “viciada” em restaurações. “Fazer isso foi o grande acontecimento da minha vida, farei até onde meu corpo permitir, jamais pretendo me afastar” exalta.
Quem pensa que marcenaria e decoração não podem caminhar lado a lado com o objetivo de transformar qualquer casa em um lar, está se precipitando. Os móveis bem projetados em madeira, que refletem a personalidade e estilo do morador não apenas complementar a decoração, mas podem ser o segredo para transmitir um ar acolhedor para qualquer ambiente. “A madeira nos leva a terra, diretamente, é um material vivo. Madeiras de móveis muito antigos soltam perfume quando trabalhadas” revela a restauradora. Sandra ainda explica que um pedaço de madeira nas mãos é como ter um livro de história, poder observar as tonalidades e essência e saber que cada uma representa uma época de chuva, seca ou queimada. Também ter a consciência que já pertenceu a uma árvore que acolheu pássaros e ofereceu frutos e sombra. “Restaurar é apenas uma pequena parte desse ciclo fantástico da natureza e mostra o quão estamos ligados” completa. Valorizar a história e os processos construtivos de épocas passadas, esse é o lema que Sandra carrega. “Quero deixar um legado para que, no futuro, as pessoas lembrem de onde vieram” almeja a restauradora.
Fonte: Revista Produtos