Beleza e segurança

Referência no mercado, Vert recebe certificação da ABNT para portas corta-fogo

Os dias que se compravam portas apenas pela estética da madeira ficaram no passado. Pensando nisso em 2009 é fundada a Vert, empresa do grupo Adami, que pensa não só em decoração e beleza, mas na qualidade e durabilidade de seus produtos. Localizada no município de Caçador (SC), a fábrica conta com as melhores tecnologias para máquinas e equipamentos existentes em fabricação de portas e componentes. Com um processo produtivo totalmente sustentável, a consciência ambiental é um dos principais diferenciais que a tornam referência no mercado.

Presente na maioria das lojas de material construção do Brasil foi preciso inovar devido às exigências do corpo de bombeiros para determinados prédios. Pela necessidade de mercado, a empresa decidiu lançar um modelo de portas corta-fogo para imóveis residenciais. O modelo em questão trata-se do Kit PRF-30, conjunto que contém porta, batente e caixilho, produzido com materiais importados e ferragens em inox. Carlos Eduardo dos Passos, analista de desenvolvimento de produtos da Vert, explica que a ideia nasceu em 2018 e em 2019 começaram a desenvolver o produto em parceria com a empresa alemã Sauerland. “Fizemos testes em laboratório e no começo não passamos, até que em 2021 conseguimos chegar ao nível de qualidade exigido e consequentemente a certificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)”, conta Carlos. O certificado em questão é referente às normas da ABNT NBR 15281:2005: “Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para construção, instalação, funcionamento, desempenho e manutenção de portas corta-fogo com dobradiça de eixo vertical, para entrada de unidades autônomas e de compartimentos específicos de edificações”.

A conquista concebida pela ABNT só é entregue após uma serie de testes laboratoriais. É realizada uma visita técnica, onde são verificadas as instalações da fábrica, os equipamentos, processos de produção e documentações. Depois disso, amostras aleatórias do produto são enviadas para ensaios em laboratório, passando por diversas etapas de análise, como por exemplo, resistência ao impacto de corpo mole, ao fogo e resistência mecânica. Após a realização dos testes os produtos são dividas em três tipos de certificação PRF (Porta Resistente ao Fogo), onde o número ao lado da sigla representa o tempo que ela resistirá ao fogo, sendo a PRF-30 resistente por 30 minutos, a PRF-60 por 60 minutos e a PRF-90 por 90 minutos. A identificação está presente em um selo colado na porta. “Nosso grande diferencial é que participamos de grupos técnicos com outras empresas, onde nós praticamente lideramos a questão de produtos certificados junto a ABNT. Possuir essas certificações e ter os produtos dentro das normas previstas trás uma qualidade e confiança que queremos passar a nossos clientes”, completa o analista.

Por que é importante adquirir um produto certificado?

Escolher os detalhes que irão compor seu projeto empresarial ou residencial é uma parte fundamental para o sucesso da obra. Além da estética, esteja atento à qualidade dos produtos que você adquire. Para isso, existem programas de certificação de portas, que garantem que o consumidor tenha acesso aos melhores produtos disponíveis no mercado. Pensando nisso a ABIMCI (Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente) desenvolveu o Programa Setorial de Qualidade de Portas de Madeira para edificações (PSQ-PME), que tem como objetivo assegurar que as portas estejam adequadas a ABNT-NBR 15930, norma para portas de madeira. Ela especifica os perfis de desempenho que uma porta de madeira deve ter, conforme aplicação e uso.

O mesmo vale para as portas corta-fogo, mas nesse caso a certificação é ainda mais importante por se tratar da segurança das pessoas nesse ambiente. No caso de um incêndio, ter uma porta corta-fogo certificada pela ABNT é fundamental para a garantia de que ela realmente irá funcionar e proteger as pessoas que estão naquele ambiente. “Não aceite laudo técnico como certificado de qualidade. Apenas com o certificado ABNT você terá a certeza que está adquirindo um produto realmente seguro e de qualidade para a sua residência” afirma Carlos. No site do PSQ-PME você pode conferir a tabela com todos os tipos de certificação que cada empresa fabricante de portas possui.

Qual o modelo ideal para minha casa?

Ao construir ou reformar a sua casa, é muito importante estar atento a todos os detalhes, incluindo a porta. Esse item é visto como um objeto de segurança e estética, para isso é necessário considerar ambos os atributos sobre o produto no momento da sua escolha. São diversas as opções disponíveis no mercado e é importante saber quais os principais tipos e qual irá atender às suas expectativas e necessidades. “Desenvolvemos em média 9.500 kits de porta para o mercado interno e em torno de 1.000 kits para o externo. Nosso objetivo é apresentar novos produtos e aumentar o volume, buscando novos negócios e parceiros com o KIT PRF 30 IA” revela o desenvolvedor.

O mais comum e tradicional modelo encontrado no mercado é o modelo de folha única por possuir medidas simples e padronizadas e um valor de mercado mais acessível, que acaba facilitando o processo de escolha. Mas por que, então, adquirir o kit PRF-30 para sua residência? “Além de garantir uma segurança para sua família de eventuais acidentes, o acabamento deste kit é o mesmo das nossas portas internas e de entrada. Assim, quando você adquire as portas da Vert para sua obra mantém um padrão visual e de qualidade” finaliza Carlos.

Reportagem da REFERÊNCIA PRODUTOS DE MADEIRA, edição 61.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *