Arquitetura para ser vivida

Criar o projeto para um ambiente é um desafio que coloca a vontade do cliente e a criatividade do arquiteto para trabalhar em conjunto. Quando esse encontro dá certo, são apresentados espaços que unem praticidade, elegância e aconchego em um só lugar. É isso que busca a arquiteta Cleusa de Souza, que desde o início da carreira colocou a madeira como sua matéria-prima preferida na criação dos ambientes e compartilha sobre a carreira e visões da arquitetura contemporânea.

PRODUTOS: Como foi o início da carreira?

CLEUSA: Iniciei minha carreira aos 16 anos quando fui fazer estágio em uma loja de móveis, que dentre outros produtos, revendia a de uma linha de móveis, onde a ideia era que o cliente mesmo pudesse transportar e montar seus móveis. Nessa época desenvolvi uma linha de produtos em pinus, chamada: Encaixe-se; para facilitar a montagem ela não tinha parafusos e como nome já dizia, era só encaixar. Ali descobri minha paixão pela madeira e visitei, durante a experiência na área comercial, muitas fábricas de móveis de um mercado em alta onde nasciam os móveis em MDF e outras matérias-primas para movelaria. Creio que ali descobri minha vocação para madeira e suas verdades naturais.

PRODUTOS: Qual ou quem é sua maior inspiração?

CLEUSA: Minha inspiração teve variações ao longo dos anos, pois esse longo período na estrada de decoração de interiores e arquitetura, fui acompanhando o mercado mantendo me conectada as criações do desenvolvimento tecnológico e do mercado.

PRODUTOS: Houve mudança em seu trabalho em comparação ao começo da carreira?

CLEUSA: Sim, porque, principalmente ao projetar e executar vários tipos de atividades comerciais e residenciais, fui desenvolvendo a predileção, que a vocação outrora havia me despertado e a voz da natureza me fez cada vez mais me apaixonar por estar próximo a ela em meus projetos. 

PRODUTOS: Tem preferência na criação de projetos comerciais ou residenciais?

CLEUSA: Embora tenha curso de pós-graduação em arquitetura comercial e mais no início tenha sido meus maiores volumes de projeto, creio que não há como definir o que mais interessante ou preferencia, talvez possa dizer que os projetos rústicos, junto a natureza, que proporcionam qualidade de vida as pessoas,  sejam minhas preferências. Porque desempenhar o papel da preservação e valorização a ela, em minha opinião, é uma das reais verdades da arquitetura.

PRODUTOS: Gosta de projetar móveis ou gosta mais de pensar no ambiente como um todo?

CLEUSA: O todo sempre será mais interessante que parte. Essa visão do espaço adquirida pelos anos de profissão, não conseguem fragmentar um espaço ao ponto de imaginá-lo como uma peça única, o todo é, a meu ver, bem mais interessante.

PRODUTOS: Quais as principais características de seus projetos?

CLEUSA: Como já defini acima é realmente que as pessoas possam desfrutar dos meus projetos, e não se preocupar com eles. Ao longo dos anos, definir a tendência ou estilo, realmente não foi o mais importante. Por isso talvez a arquitetura boa seja a que te dá conforto, vontade de estar naquele lugar e viver ali. O conforto hoje pode estar em qualquer lugar e a praticidade da mobilidade também. Verdade essa, que a pandemia os mostrou muito fortemente. O contato com as coisas vivas fez falta, principalmente porque lidar com as pessoas, além de ter ficado restrito, nos fez ver que existe vida nos animais nas plantas, nos rios e no ar. Precisamos valorizar o que é vivo, nunca tivemos tanta certeza disso.

PRODUTOS: A madeira é um elemento muito importante para seus projetos?

CLEUSA: Com certeza, ela que da vida e aconchego aos espaços. A textura que a madeira natural pode trazer não tem como substituir, por exemplo. Porque aos que gostam, a transformação das peças naturais são marcas do tempo e são valorizadas, por se transformarem assim como nós.

PRODUTOS: A demanda por projetos de home office cresceu muito em razão da pandemia?

CLEUSA: Sim, cresceu muito, mas observo que os que podem querem seus home offices, de frente para alguma janela verde….Desde os que podem ter esse conforto, em uma chácara, fazenda e aos que querem perto de si em uma sala, sacada, um espaço que traga a vida para perto. Por isso as reformas em busca de mais sol, mais verdes dentro de casa, também foram importantes. Ficar num ambiente saudável traz mais alegria também.

PRODUTOS: Tem algum projeto que pode ser considerado um marco na sua carreira?

CLEUSA: Sim a poderia dizer que um não só porque o primeiro nunca perde a majestade, mas dois projetos de chácara que desenvolvi , projeto de arquitetura e interiores, e paisagismo, e acompanhei a execução foram muito importantes porque vivi a experiência de estar nos locais com frequência e foi cada dia me deixando mais próximo ao que valorizo nos projetos.

PRODUTOS: Busca deixar um legado com seu trabalho?

CLEUSA: Sim, mostrar para os novos profissionais que a melhor arquitetura nunca será a sua, e sim a que atende ao mais próximo, no caso seu cliente, e também ao não tão próximo. Que a natureza não é inesgotável, que dependemos dela. Quando na faculdade aprendemos um pouco sobre meio ambiente, não quer dizer poder cortar ou não árvores, e sim que a arquitetura tem um grande papel nesse universo. E para todos que o arquiteto não pode ser visto como um luxo na construção, e sim o que te mostra a verdade sobre ela.

Entrevista da REFERÊNCIA PRODUTOS DE MADEIRA, edição 66.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *