Construção em Zurique não utiliza pregos, cola e tampouco parafusos. A protagonista é a madeira, unida em blocos
O arquiteto japonês Shigeru Ban tem se mostrado um dos maiores nomes da arquitetura internacional. Premiado mundialmente, o profissional é um grande ativista do meio ambiente, procurando reutilizar recursos em suas iniciativas na construção civil.
Procurando conscientizar o setor dos malefícios do uso exagerado do concreto, Shigeru Ban traz materiais inusitados para erguer esquemas estruturais como, por exemplo, o papelão. Em seu mais novo empreendimento, o arquiteto japonês deu à madeira os holofotes em uma construção no coração de Zurique, maior cidade da Suíça. Com o nome de Tamedia Office Building, o edifício se trata de um conjunto de escritórios construído exclusivamente com madeira, ou, para ser mais preciso, 2.000 m³ (metros cúbicos) de Abeto Austríaco, árvore conífera das florestas temperadas da Europa.
A altura de sete andares e a forma do teto tipo mansarda (telhado em que cada água é quebrada em dois caimentos) respeitam o perímetro do bairro e as peculiaridades da região. O prédio, no coração da cidade, foi inaugurado em julho de 2017, e é o primeiro edifício a ser projetado por Ban na Suíça.
Veja mais aqui.