Avanços tecnológicos na indústria de colchões

Os investimentos em tecnologia na indústria de colchões têm apresentado bons frutos. Destaque para o foco na sustentabilidade e a personalização

Os avanços tecnológicos na indústria de colchões têm transformado o mercado como um todo (fabricação, distribuição e comercialização) de maneira significativa. Isso, em virtude da melhor experiência proporcionada ao público, que percebe a qualidade adquirida por meio da inovação. Materiais, processos, sensores, Inteligência Artificial e sustentabilidade fazem parte dessa pauta.

Segundo Renê Oliveira, CEO da Overseas, o objetivo é melhorar o conforto, a durabilidade, bem como a capacidade de personalização, a fim de melhorar cada vez mais a qualidade do sono do consumidor.

“Colchões inteligentes têm se tornado uma parte crescente do mercado de produtos para melhorar o sono e o bem-estar. Eles são projetados para oferecer uma experiência de sono mais personalizada e confortável”, explica o CEO.

Confira a seguir as principais tecnologias aplicadas pela indústria de colchões para melhorar a experiência do público.

Tecnologia e inovação na fabricação de colchões

1. Materiais

A introdução de materiais avançados, como espumas de memória, látex natural e tecnologias de gel, permite um melhor desenvolvimento das peças, de maneira que os colchões sejam mais ergonômicos e personalizáveis.

Isso porque esses materiais são capazes de se moldar às necessidades de cada corpo, proporcionando pleno suporte e alívio de pressões.

2. Sensores

Além dos materiais, a indústria de colchões pode incorporar sensores para monitorar os padrões de sono. A respectiva tecnologia é capaz de rastrear a qualidade do dormir, fornecendo dados aos usuários sobre a sua noite, como frequência cardíaca e movimentos.

Tais informações ajudam a compreender melhor os hábitos de sono, bem como melhorá-los.

De acordo com Renê, “quando se trata de tecnologia na indústria, os fabricantes buscam uma variedade de atributos, dependendo das necessidades específicas de seus setores e das metas de negócios”.

3. Máquinas e equipamentos

Por falar em produção e redução de custos rumo aos avanços tecnológicos na indústria de colchões, conforme explica o CEO, a prioridade é investir em máquinas, equipamentos e sistemas que melhorem a eficiência operacional, de modo a garantir produtividade.

“Máquinas com tecnologia embarcada permitem a coleta de dados em tempo real de equipamentos e processos, possibilitando o monitoramento e a manutenção preditiva, o que ajuda a evitar paradas não programadas e a otimizar o funcionamento das máquinas.”

4. Controle de temperatura

Ainda sobre as tecnologias empregadas nos colchões e a personalização dos produtos, agora a indústria tem apostado em sistemas para o ajuste da firmeza e temperatura, conforme a preferência do usuário.

Algumas marcas optam, inclusive, por investir em controles remotos ou aplicativos que permitam aos usuários personalizar a sensação proporcionada pelo colchão para garantir o máximo de conforto.

Da mesma maneira, existe a tecnologia de resfriamento, que ajuda a regular a temperatura durante a noite, proporcionando uma sensação mais fresca e confortável às pessoas.

5. Inteligência Artificial

Alguns fabricantes de colchões utilizam Inteligência Artificial para analisar os padrões de sono das pessoas, a fim de sugerir ajustes para melhorar a qualidade do descanso. Essa tendência e abordagem permitem uma personalização contínua, de modo a adaptar as necessidades dos usuários.

6. Sustentabilidade

Os avanços tecnológicos na indústria de colchões têm apresentado bons frutos. No entanto, um dos motivos é a sustentabilidade. Isso porque muitas empresas têm optado por tecnologias capazes de reduzir os impactos ambientais.

Por exemplo, com equipamentos especializados na recuperação e reciclagem de resíduos de produção de colchões.

Renê acrescenta: “com o crescimento do tema, a procura por matérias-primas recicláveis também tem aumentado bastante e estão se tornando produtos diferenciados na escolha do consumidor, que cada vez mais busca também contribuir com o meio ambiente”.

Sobre este tópico, veja como o ESG está nas práticas do setor colchoeiro.

7. Certificações

Além das tecnologias, os fabricantes de colchões estão em busca de certificações que garantam a qualidade das peças, mostrando que utilizam os melhores processos e materiais.

Por exemplo, as etiquetas RFID, que auxiliam no controle de estoque e antirroubo e trazem informações das matérias-primas utilizadas no respectivo colchão, de modo que futuramente possam ser reaproveitadas em outros produtos, na chamada Economia Circular.

“Uma das principais inovações é o Passaporte Digital, que permite a identificação única para cada colchão com todas as informações de origem.”

Evolução no setor colchoeiro

Fato é que o setor de colchões tem evoluído consideravelmente e se mostrado cada vez mais eficiente nos quesitos produção e qualidade por meio dos avanços tecnológicos adotados.

Também, pelos materiais inovadores utilizados, da automação e das avançadas linhas de produção.

“Com tudo isso, a eficiência e a qualidade da fabricação cresceram”, aponta o CEO.

Encontre mais cases de sucesso na indústria de colchões e a entrevista completa com o CEO da Overseas no Anuário de Colchões publicado pela Móveis de Valor.

Fonte: Formóbile. https://digital.formobile.com.br/gestao/avancos-tecnologicos-na-industria-de-colchoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *